Ademi-PE debate crédito imobiliário

O associado da Ademi-PE, Marcello Gomes, fez uma apresentação para a diretoria da entidade, na qual compilou as informações da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança – Abecip sobre o primeiro semestre de 2017. Na ocasião foram debatidas perspectivas para o final do ano.

Em junho, o montante de financiamento imobiliário voltou a crescer, em termos mensais. Os financiamentos com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiu R$ 3,8 bilhões, alta de 6,5% em relação a maio. Comparado a junho do ano passado, ainda observa-se queda de 11,1%.

No acumulado de 12 meses, entre julho de 2016 e junho de 2017, foram aplicados R$ 44,6 bilhões na aquisição e construção de imóveis com recursos das cadernetas de poupança do SBPE, retração de 16,5% em relação ao apurado nos 12 meses precedentes.

Marcelo lembrou ainda que a Selic iniciou 2017 no patamar de 13,75% ao ano e fechou o semestre em 10,25%, redução extremamente importante para a competitividade da poupança frente às aplicações referenciadas em renda fixa. A queda da inflação e a redução de juros contribuem para ampliar a disponibilidade de recursos da sociedade para diversos fins, inclusive poupar.

Fonte: Assessoria de Comunicação

23