Ademi-PE debate novas regras para construção no entorno dos aeroportos

A Ademi-PE realizou, no último dia 29, a palestra “Novas regras estão no ar para as alturas de edificações nos entornos de aeroportos” que debateu os novos limites para empreendimentos nessas áreas. A palestra foi ministrada por Hilton Gordilho, arquiteto e especialista em planejamentos de aeroportos e segurança de aviação.

As novas regras para a construção no entorno dos aeroportos passaram a valer desde 15 de outubro de 2017, quando entrou em vigor a Portaria nº 957/2015, do Comando da Aeronáutica (Comaer).

O documento dispõe sobre as restrições aos obstáculos no entorno de aeródromos, sobretudo prédios que possam afetar a segurança da operação aérea.

Com a nova regra, ficou definido o limite de 45 m de altura (15 andares) a partir do nível da pista para os obstáculos dentro da Área Horizontal Interna (AHI). A AHI circunda a pista e precisa estar livre de obstáculos para que o avião faça operações com segurança. A nova regra também estabeleceu o tamanho do raio desta área em 4.000 m para os principais aeroportos do País.

“A ideia da palestra foi para elucidar as dúvidas dos construtores e por orientação das próprias instituições do setor”, salientou o presidente da Ademi-PE, Gildo Vilaça. “Sugerimos que os empreendedores tenham cuidado mesmo ao comprar uma área para poder se adaptar à nova portaria.”

 

Fonte: Aponte Comunicação

262