Horizonte econômico é debatido na Ademi-PE

Para falar sobre o horizonte econômico e as perspectivas dos candidatos à presidente e suas propostas, recebemos na Ademi-PE o economista Ecio Costa, sócio fundador da CEDES Consultoria e Planejamento. De forma didática, o palestrante traçou um panorama do cenário internacional, destacando a repercussão de economia norte-americana no mundo, com a política do American’s First e todo seu reflexo no Brasil.

Ecio ponderou que 2018 está sendo um ano de retomadas econômicas, mas que foi freada com a greve dos caminhoneiros e que isso deverá estar refletido no anúncio do PIB do segundo semestre. Entre os setores analisados pelo economista, esteve aspectos ligados ao setor imobiliário. “Analisando vários pontos, vemos que o pior para o segmento já passou. Hoje, já temos crédito disponível, mas percebemos as famílias mais reticentes quanto a decisões de longo prazo. É um comportamento mais cauteloso. Mas sem dúvida alguma o crédito imobiliário está sendo retomado aos poucos e em constante crescimento”, aponta.

Ao final, Costa discorreu sobre a agenda econômica proposta pelos candidatos de todas as tendências à presidência da república. E pontuou: todos deverão ter preocupações com uma agenda comum. “Ajuste fiscal, previdência e tributação. Não terá como o futuro presidente não pensar nessas questões”, finalizou.

Fonte: Aponte Comunicação

93