Brain apresenta estudo sobre tendências para o mercado

Durante a reunião o associado Marcello Gomes apresentou um estudo sobre Inteligência de Mercado, realizado pela consultoria Brain aos demais associados. Foi exposta a relevância de analisar com profundidade as tendências futuras para o mercado, sob todos os aspectos, sobretudo, com relação aos potenciais clientes.
O trabalho abrangeu pesquisa em 450 cidades de 25 estados, provocando 3.500 entrevistas. As rápidas modificações de costumes aliada as inovações tecnológicas são fatores que contribuem para modificar o perfil do futuro mercado, em curto intervalo de tempo.

Hoje já é possível perceber alguns nichos criados, como por exemplo a preferência por unidades fraccionais ao invés de casas de praias, como opções de lazer; a constatação que 29,2% dos alunos não residem nos locais onde estudam, abrindo possibilidades nesse campo para empreendimentos direcionados para esse público; o incremento vertiginoso da população de idosos, que deverá triplicar dentro de 40 anos, criando alternativas para abrigar esse segmento com projetos direcionados para atendê-los da forma mais adequada; e o interesse de muitos clientes em co-living, buscando moradias que possam estreitar laços com vizinhos.

Outro aspecto enfocado foi o perfil dos possíveis compradores. A pesquisa identificou as melhores opções perseguidas pelos interessados, sendo capitaneada pela localização (61%), seguida pela segurança (57%), valor do imóvel (53%), condições de pagamento (30%) e lazer (21%).

Pelas inúmeras variáveis, as tendências futuras devem ser por espaços menores nas unidades e compartilhamento de espaço nos prédios. Para quem interessar, a apresentação encontra-se na secretaria da Ademi-PE.

Fonte: Aponte Comunicação

111