ABES/PE promove curso de medição individualizada em edifícios

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES/PE, promove nos dias 10 a 13 dezembro de 2018, o CURSO: “MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA EM EDIFÍCIOS NOVOS E ANTIGOS” com o engenheiro Adalberto Cavalcanti.

O objetivo é capacitar técnicos, engenheiros, construtores, administradores de edifícios, sindicatos ligados ao tema, sobre a melhor forma de implementar a medição individualizada em novas edificações e em edifícios antigos.

A medição individualizada de água em condomínios representa um grande avanço nas questões condominiais quer no aspecto social ou ambiental. Um justo e criterioso ordenamento irá se instalar no condomínio, onde cada qual pagará pelo que consumir. Na última década no Brasil, foram desenvolvidas experiências de medição individualizada de água em apartamentos que mostraram ser esta uma excelente ferramenta para redução dos desperdícios de água nos edifícios. A prática mostrou que a utilização da medição individualizada permite reduzir os consumos em até 50%. Com a implantação de medição individualizada, a taxa condominial será mais baixa, pois estará isenta do pagamento de água/esgotos. Os estudos de viabilidade econômica desta nova metodologia permitem que o ressarcimento do investimento realizada seja feito entre 18 a 36 meses.

PROGRAMA: A racionalização do consumo de água nos edifícios; Padrões de medição individualizada, vantagens e desvantagens; Procedimentos, exigência norma ABNT, exigências CREA, documentação; A medição individualizada em novos edifícios, padrões de instalação; Exigências técnicas, obediência a norma da ABNT, formas de execução; Dimensionamento das instalações prediais de água fria para a medição individualizada; Dimensionamento de hidrômetros domiciliares.Dimensionamento de hidrômetros domiciliares e máster para medição individualizada; Instalações prediais para adaptação em edifícios antigos, lançamento da rede, execução e fiscalização; Modelos básicos de medição individualizada em edifícios antigos; Sistema de leitura na medição individualizada; Sistemas de faturamento na medição individualizada de água; Aspectos comerciais à obedecer no desenvolvimento do projeto; Medição individualizada e norma ABNT (Instalações Prediais de Água Fria). VISITA TÉCNICA: dois edifícios com medição individualizada: um com leitura visual e outro com leitura por rádio frequência. ATENÇÃO: Cada participante receberá livro “Medição de Água Individualizada” de autoria do instrutor.

Para mais detalhes e Inscrições: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES/PE – Telefone: (81) 30316003 (à tarde), E-mail: abespe1966@gmail.com

Fonte: ABES/PE

112