Ademi-PE homenageia o urbanista Paulo Roberto

O Prêmio Ademi trouxe uma homenagem a mais a noite de premiação. O arquiteto e urbanista Paulo Roberto de Barros e Silva foi o escolhido para abrir a noite de premiações com o reconhecimento ao trabalho executado ao longo de mais de 40 anos pela cidade do Recife. Hoje, sócio na Multiconsultoria, Paulo Roberto é ex Secretário de Planejamento do Recife e em parceria com a Ademi-PE e o Sinduscon –PE ajudou a formatar e a manter a Redeprocidade.

Abrindo a noite de homenagens, o arquiteto Carlos Pontual foi o primeiro a dar seu depoimento e revelar como a dedicação e Paulo Roberto fez diferença na cidade do Recife. Em seguida foi a vez de Fábio Lucas, filho do arquiteto e colega de profissão, que lembrou o ineditismo do pai ao desenhar colorido e seus ensinamentos. “Com você aprendi a capacidade de ver no outro o reflexo de nós mesmos e a partir disso poder ser sempre alguém melhor”, disse.

Estiverem presentes na homenagem os outros dois filhos do urbanista, Felipe Lucas e Paulo Filho, que lembraram o companheirismo do pai, sua sabedoria e importância na construção do Recife. “Para mim é um privilégio poder trabalhar com ele e apesar da minha idade, ainda recorro a ele sempre que preciso de um conselho”, pontuou Felipe. “Quando você anda na Região Metropolitana do Recife, da Sudene ao Marco Zero, tem o dedo de Paulo Roberto”, lembrou Paulo Filho.

Já a esposa Adriana reiterou o papel de urbanista do cuidado com a cidade. “Você é um anjo da guarda da cidade, que ajudou de diferentes formas, a pensar, planejar e construir. É alguém que vive o hoje, mas não tira o olho da amanhã”.

A noite contou, ainda, cm depoimentos de vários amigos do urbanista, a exemplo de Fred Carvalho, com quem dividiu o trabalho na Ademi-PE e que garantiu: “não há palavras para definir a sua importância para o Estado” e de Gustavo Krause, a quem chamou de “irmão que a vida trouxe de presente”. E de Emanuel Lins, que lembrou o tempo de jogos do Naútico com o amigo. “Tempo bom”.

Encerrando as homenagens, o presidente da Ademi-PE Gildo Vilaça reiterou a importância do arquiteto e urbanista para o cenário local e como amigo pessoal, que se tornou ao longo do projeto da Redeprocidade, que hoje é uma realidade pela parceria conjunta, que tem como principal objetivo ampliar a integração do setor com a sociedade. O foco é trabalhar pela construção de uma cidade sustentável a partir do interesse coletivo, do debate transparente com todos os setores e do diálogo com as demandas e os desejos da população.

Fonte: Aponte Comunicação

77