SEMINÁRIO DISCUTE IMPERMEABILIZAÇÃO E ESTRUTURA DE CONCRETO

A Associação da Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) realizou, no último dia 23, o VIII Seminário do Comitê de Tecnologia e Custos, no auditório do Sinduscon-PE. O evento tratou de “soluções técnicas: impermeabilização e estrutura de concreto” e trouxe palestrantes de várias partes do país.

“Chegar aqui e ver um auditório lotado desses, só mostra que o setor está em busca de mais conhecimento, o que é muito bom”, enfatizou o professor Alberto Casado, coordenador do Comitê. “As novidades da cadeia produtiva da construção civil são muito rápidas. Estamos vendo coisas esse ano, impensadas no ano passado. Indicadores e até práticas que não conhecíamos. Esse é o maior desafio: trazer sempre a vanguarda das inovações”, completou.

O primeiro palestrante foi o gerente técnico comercial da VEDACIT/SP, Rolando Infanti, que falou sobre “Soluções de impermeabilização nas inovações tecnológicas.” “A empresa vem apostando em inovação. Tanto que nos tornamos aceleradores de cinco start ups do setor, as chamadas construtechs”, explicou Infanti.

Na sequência, Francisco Paulo Graziano, docente EPUSP e diretor da Pasqua & Graziano/SP, falou sobre “Sistema parede de concreto moldado no local em edifícios altos.” “Esse sistema não é uma inovação e nem uma novidade no mercado de construção civil. Na década de 70 a gente já fazia isso. Inovação é a forma como estamos utilizando agora”, explicou mostrando os métodos construtivos.

Encerrando o evento, Joaquim Caracas, sócio-gerente da IMPACTO Protensão/CE, palestrou sobre “Nova tecnologia das lajes nervuradas: fim das lajes nervuradas convencionais.” “Acredito que para inovar não precisa ir ao Vale do Silício. Num estado pobre como o Ceará n[os estamos conseguindo. Temos dentro da empresa um departamento apenas para pensar soluções inovadoras”, comentou.

Para o vice-presidente da Ademi-PE, Thiago Melo, as palestras trouxeram uma completude em produtividade e tecnologia. “Pudemos ver empresas tradicionais e que estão se dedicando à inovação. Nosso setor demorou a começar a se preocupar com isso, mas temos um campo grande de crescimento ainda”, avaliou. Todas as apresentações estão disponíveis para os participantes do evento via e-mail: secretaria@ademi-pe.com.br.

Fonte: Aponte Comunicação

 

105