Dia do Engenheiro coroa êxito do trabalho do CTC da Ademi-PE

Crédito: Armando Artoni

A Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) reuniu, nesta quinta-feira (24), quase 280 membros da comunidade da construção civil, para o seu tradicional Dia do Engenheiro, elaborado pelo Comitê de Tecnologia e Custos (CTC). O evento, que aconteceu no auditório do Banco do Brasil, no Recife Antigo, recebeu palestrantes que destacaram várias tendências do setor. O encontro contou ainda com debates e exposições inovadoras e disruptivas da Thyssenkrupp, Panasonic, Perfil e Amanco.

A abertura oficial foi conduzida pelo presidente da Ademi-PE, Gildo Vilaça, juntamente com o vice-presidente, Thiago Melo, e pelo coordenador técnico do CTC e organizador do evento, Alberto Casado, que agradeceu o apoio da Associação. “É uma satisfação realizar esse evento em prol do setor”, acrescentou.

Crédito: Armando Artoni

O tema ‘Cases da Construção: Inspiração e Realização’ foi amplamente discutido pelos convidados. Francisco Toledo trouxe a realidade virtual para o mercado imobiliário. “A gente chegou num ponto que não dá mais pra saber o que é de verdade e o que é de mentira”, disse o engenheiro da Iteleport, que defendeu o quanto a tecnologia está à serviço de novos projetos, sem perder qualidade técnica. “O realismo é uma tendência hoje”, cravou.

Saulo Suassuna, por sua vez, inovou com o edifício Molegolar, sucesso mundial que abriu um mundo de flexibilidade para cada situação de vida tanto em design, quanto em inovação.

Já Lilian Sarrouf (Sinduscon-SP, CBIC) pontuou os novos desafios da gestão de resíduos nos canteiros de obras e na cidade. “Não adianta resolver o problema com as construtoras, se não resolver com a sociedade. É preciso envolver os parceiros para unir esforços e gerar soluções”, adiantou o engenheira.

Crédito: Armando Artoni

Enquanto Fabiano Boccardo (MRV) apresentou o sistema parede de concreto em edifícios altos da construtora, fruto do desafio realizado no condomínio Reserva Paulista, localizado na Grande São Paulo.

65