Orientações para prevenir a disseminação do novo Coronavírus ( COVID-19) – Canteiro de Obras

Prevenção coletiva já está na ordem do dia no canteiro de obras!

Às normas já adotadas para o desenvolvimento das atividades de construção civil, que tal acrescentar hábitos que podem proteger todos?

1 – A regra número 1 é não levar as mãos aos olhos, nariz, boca ou mucosas sem antes higienizá-las.

2 – Procure lavar as mãos mais vezes do que o costume, durante mais tempo ( cerca de 20 segundos), até os punhos e com atenção às unhas e entre os dedos. Se tiver disponível, use álcool em gel. Lembre-se que você compartilha máquinas e instrumentos de trabalho com outros colegas.

4 – Está na hora de sua refeição? Lave muito bem as mãos (nunca será demais) e enxugue-as em papel toalha ou em toalha só sua. Não compartilhe objetos de usos pessoais, como garfos, facas, colheres ou copos.

5 – Projeta o seu colega de trabalho tendo os mesmos cuidados com relação a ele, especialmente se foram mais velhos ou portadores de alguma comorbidade, como obesidade, doenças cardíacas ou condições respiratórias crônicas, como asma ou alergias.

6 – Ambientes de uso comum nos canteiros como banheiros, descanso e refeitórios devem ter limpeza reforçada.

7 – Está com sintomas de gripe? Avise ao seu superior. Ele saberá como encaminhá-lo de acordo com a definição da construtora.

8 – Seu aparelho celular, aquele mesmo que você não deve usar durante o trabalho, também deve ser limpo pelo menos uma vez ao dia. Use álcool em gel ou álcool 70.

9 – Se a construtora achar necessário, a equipe da Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho desenvolvida pelo Sinduscon-PE está disponível para atendimento de orientação nos canteiros com enfoque no combate ao coronavírus, inclusive com a aposição de cartazes com as orientações básicas.

Lembrem-se que para cada funcionário ou colega protegido, você estará protegendo também seus familiares.

 

Assessoria de Comunicação da Ademi-PE

17.03.2020

306